Normas para apresentação

12º CBGE > Normas para apresentação

Norma para apresentação dos trabalhos aprovados

APRESENTAÇÃO NO FORMATO PÔSTER E FORMATO PITCH (excepcionalmente nesta edição, será apresentado de maneira remota)

O pôster e pitch são meios de comunicação visual e fonte de informações dos trabalhos que, após selecionados e classificados pela Comissão Científica, serão expostos e complementados por apresentação.

É obrigatória a inscrição de pelo menos um autor do resumo submetido para a efetivação da submissão. Excepcionalmente nesta 12ª edição do CBGE, a apresentação dos PÔSTERES e PITCHs serão através de formato REMOTO. Os autores devem elaborar um vídeo que tenha a duração máxima de 3 minutos, que será divulgado por um canal do Youtube, gerenciado pela organização do evento. No vídeo a ser enviado, deverão conter informações essenciais como apresentação dos autores, título do trabalho, objetivos, métodos, principais resultados, considerações, implicações teóricas e práticas.

Formas de gravação

Dicas de gravação

  • Recomenda-se a gravação feita por notebook ou computador com webcam e microfones em funcionamento. Mas, utilize que o recurso que você possuir e tiver familiaridade; 
  • Verifique a luz do local onde vai gravar. Se possível, grave durante o dia e de frente para uma janela;
  • Grave em um local que não tenha muitos elementos ao fundo, pois isso pode tirar a atenção de quem estiver assistindo;
  • Configure o volume do áudio e faça testes para verificar a qualidade do mesmo;
  • Evite locais com ruídos;
  • Para evitar problemas com direito de imagem, não grave nem exponha em seu vídeo pessoas, marcas, áudios, locais etc. que não autorizaram o uso de sua imagem ou som;
  • Ao iniciar a gravação não se esqueça de se apresentar! Fale seu nome, instituição e título do trabalho. mesmo que os responsáveis pelo trabalho estejam presentes no local sede do evento. 

Dicas de edição

  • Se quiser, faça a edição de seu vídeo pelo celular, por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para edição. Existem opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos, por meio dos quais é possível alcançar bons resultados.
  • Exemplos de softwares de edição: ActivePresenter, Camtasia Studio, YouTube Video Editor, Shotcut, Lightworks, Cyberlink PowerDirector, IMovie, InShot, Ocam, Screenflow, Movavi Video Editor, Windows Movie Maker, Adobe Premiere, Sony Vegas…
  • Seja criativo! Bom trabalho!

Informações para envio dos Vídeos serão comunicadas em momento oportuno e por e-mail dos autores que tiveram trabalhos aprovados. 

APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL (excepcionalmente nesta edição, será apresentado de maneira remota)

Após selecionado e classificado pela Comissão Científica, o trabalho será apresentado em sala virtual da Sessão de Comunicação Oral indicada pela Comissão Científica. 

É obrigatória a inscrição no Congresso de pelo menos um autor e a presença do mesmo no momento da Apresentação do trabalho (respeitando o limite máximo de 3 apresentações por pessoa). Data e horário serão comunicados pela organização do Congresso com a devida antecedência.

Cada trabalho será apresentado em no máximo 15 minutos. Adicionalmente serão considerados 5 minutos para perguntas e esclarecimentos sobre o trabalho apresentado.

Cada sessão de Comunicação Oral terá um coordenador que tem a função de apresentar os autores, controlar o tempo de apresentação e organizar a discussão dos trabalhos.

Solicita-se que os apresentadores compareçam na em Sala Virtual (plataforma a ser definida) a ser oportunamente indicada, com pelo menos quinze (15) minutos de antecedência do início da sessão;

Solicita-se também que os autores testem de forma maneira preliminar a plataforma que será utilizada para as apresentações.

No conteúdo da Apresentação devem estar especificados:

  • Título do trabalho;
  • Nome, vínculo institucional e e-mail do(s) autor(es) do trabalho;
  • O material a ser exposto na Apresentação Oral deve possuir a mesma estrutura indicada para submissão do resumo, conforme o tipo de trabalho;

A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) ou PDF e sugere-se que a mesma tenha no máximo 20 slides (diapositivos);

Para a elaboração da apresentação, sugere-se utilizar para os títulos fonte no tamanho 40pts em negrito; para os subtítulos utilizar fonte no tamanho 36pts em negrito; o texto escrito com fonte de 20 a 24pts.


Dúvidas?

Nos envie um e-mail: cientifico@abragesp.org.br