Diretrizes para autores

13º CBGE > Diretrizes para autores

DIRETRIZES PARA AUTORES(AS) – SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Fluxograma Geral
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Normas de submissão para o(a) autor(a)

Os trabalhos a serem submetidos devem abordar Pesquisas em Andamento, Pesquisas Concluídas ou Relatos de Experiência Profissional em Gestão do Esporte como temática central, ou desta em diálogo com as demais manifestações da área, Interfaces do Lazer, Turismo e Fitness e que tenham como foco as sub-áreas:

  1. Gestão de Eventos; 
  2. Gestão de Instalações;
  3. Formação Profissional;
  4. Ensino;
  5. Gestão de Recursos Humanos;
  6. Legislação e Ética;
  7. Marketing;
  8. Mídia e Comunicação;
  9. Políticas Públicas;
  10. Estratégia, Governança e Responsabilidade Social Corporativa;
  11. Economia e Finanças;
  12. Métodos de Pesquisa;
  13. Inovação e Tecnologia;
  14. Diversidade e Inclusão Social;
  15. E-sports; 
  16. Outros temas ligados à Gestão do Esporte e suas demais manifestações (Ex: dark side do setor esportivo; sports analytics; sustentabilidade no esporte, entre outros). 

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, não sendo aceito textos que já foram apresentados em outros eventos científicos.

Pesquisas em Andamento são projetos de pesquisa que até a data limite da submissão ao Congresso não possuam resultados, sendo que estes trabalhos serão OBRIGATORIAMENTE apresentados em formato Pôster. É sugerido para que os(as) autores(as) que irão submeter Pesquisas em Andamento apresentem no Congresso resultados preliminares.

Pesquisas Concluídas são pesquisas finalizadas incluindo pesquisas teórico-empíricas, ensaios teóricos e/ou revisões (estudos bibliométricos). 

Relatos de Experiência são pesquisas que descrevem experiências vivenciadas que podem contribuir para a área, incluindo também oportunidades de negócios.

  • Formatos para apresentação de trabalhos

Os trabalhos a serem enviados para avaliação devem ser submetidos em formato de RESUMO e poderão ser apresentados durante o evento em dois formatos (pôster ou comunicação oral), todos apresentados de maneira remota.

  • Pôster: apresentação de pesquisas concluídas, em andamento ou relatos de experiências profissionais
  • Comunicação oral: apresentação de pesquisas concluídas ou relatos de experiências profissionais
  • Orientações para submissão de trabalhos

Os trabalhos submetidos deverão seguir RIGOROSAMENTE as normas de submissão do evento. O envio será via plataforma do evento, disponibilizado para submissão eletrônica a partir do dia 23 de maio de 2022, no endereço: 

CLIQUE AQUI PARA SUBMETER O SEU TRABALHO

2.1. Informações importantes

  1. Cada autor(a) poderá constar como primeiro(a) autor(a) em no máximo 3 (três) trabalhos, independente das sub-áreas citadas acima. Como co-autor(a) a quantidade de participação é livre, entretanto cada autor(a) poderá ser o(a) apresentador(a) de no máximo 3 (três) trabalhos de Comunicação Oral.
  2. É obrigatória a inscrição no congresso de pelo menos um(a) autor(a), seja como associado(a) Abragesp ou para “Público Geral” que contemple a inscrição para pôster ou comunicação oral. Também é obrigatório a presença do(a) inscrito(a) no momento da apresentação do trabalho. 
  3. Será permitida a quantidade máxima de 5 (cinco) autores(as) para cada trabalho submetido.
  4. Os trabalhos deverão ser submetidos até às 23h59m do dia 01/08/2022.
  5. Somente os trabalhos aprovados e APRESENTADOS no evento serão publicados nos Anais oficiais, com título apropriado e ISSN. Nos anais, não haverá distinção sobre o tipo e formato apresentado. Autores(as) com trabalhos aprovados, mas que por algum motivo e justificativa plausível, não puderam realizar a apresentação durante o evento devem entrar em contato com a organização em até 3 dias úteis antes do início do evento.

2.2. Diretrizes de submissão de Resumos

Os resumos podem ser submetidos em Português, Espanhol ou Inglês e devem seguir as seguintes estruturas:

RESUMO PESQUISA CONCLUÍDAS OU EM ANDAMENTO

  1. Título do trabalho: informativo e conciso;
  2. Palavras-chave: no máximo 5 (cinco) separadas por ponto e vírgula;
  3. Sub-área do trabalho: dentre as 16 (dezesseis) previamente delimitadas;
  4. Indicação para o tipo de apresentação: Pôster ou Comunicação Oral (comunicação oral apenas para pesquisas concluídas);
  5. Tipo de trabalho: Pesquisa em Andamento ou Pesquisa Concluída;
  6. Texto do resumo em parágrafo único contento de 600 a 900 palavras devendo conter em negrito no decorrer do texto os seguintes tópicos:
  • Introdução (contendo fundamentação teórica);
  • Objetivo(s);
  • Método;
  • Principais resultados (se houver);
  • Considerações Finais (se houver);
  • Implicações teóricas e práticas (se houver).
  1. Referências bibliográficas em formato APA e que tenham sido citadas durante o texto;
  2. O resumo não deve conter figuras, tabelas ou quadros, que, todavia, poderão ser apresentados durante o evento;
  3. A submissão ocorrerá por preenchimento de formulário na plataforma do evento.

RESUMO RELATOS DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  1. Título do trabalho: informativo e conciso;
  2. Palavras-chave: no máximo 5 (cinco) separadas por ponto e vírgula;
  3. Sub-área do trabalho: dentre as 16 (dezesseis) previamente delimitadas;
  4. Indicação para o tipo de apresentação: Pôster ou Comunicação Oral;
  5. Tipo de trabalho: Relatos de Experiência Profissional;
  6. Texto do resumo em parágrafo único contento de 600 a 900 palavras. Recomendação de seções a integrar o resumo: 
  • Introdução (contendo fundamentação teórica e contexto institucional);
  • Objetivo(s);
  • Descrição da implementação;
  • Resultados e Reflexões (relação com a teoria, se houver);
  • Considerações Finais;
  • Implicações teóricas e práticas.
  1. Referências bibliográficas em formato APA se aplicável;
  2. O resumo não deve conter figuras, tabelas ou quadros, que, todavia, poderão ser apresentados durante o evento;
  3. A submissão ocorrerá por preenchimento de formulário na plataforma do evento.

2.3. Fast track publicação artigo na íntegra

Os resumos que forem aprovados poderão ser indicados para fast track de publicação na Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE) ISSN: 2448-3052, Podium Sport, Leisure and Tourism Review ISSN: 2316-932X, Revista Intercontinental de Gestão Desportiva (RIGD) ISSN: 2237-3373 ou Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (RBEFE) ISSN: 1807-5509 / 1981-4690 (online). Essas revistas formalizaram parceria com a Associação Brasileira de Gestão do Esporte. 

IMPORTANTE, para acelerar o processo de fast track, RECOMENDA-SE que os(as) autores(as) interessados(as) nesta indicação desenvolvam os trabalhos em formato de artigo completo o quanto antes e estejam atentos às normas dos periódicos.

2.4. Cronograma – Datas Importantes 

  • Submissão de trabalhos: 23/05/2022 a 01/08/2022. 
  • Avaliação de trabalhos submetidos: 09/08/2022 a 09/09/2022.
  • Divulgação dos resultados da avaliação dos trabalhos submetidos: 13/09/2022.
  • Divulgação de normas para apresentação dos trabalhos (formato remoto): 12/09/2022.
  • Prazo para envio de ajustes: 14/09/2022 a 22/09/2022.
  • Divulgação do resultado final: 23/09/2022.
  • Data final para autores(as) efetivarem pagamento de inscrição no evento: 06/10/2022.

2.5. Política de Avaliação

  • A Comissão Científica do CBGE tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as publicações científicas;
  • Os resumos serão encaminhados a pareceristas em sistema de blind review;
  • A partir das avaliações dos(as) pareceristas, a Comissão Científica pode decidir ou não pela aprovação dos trabalhos, assim como, sugerir eventuais ajustes de modo a adequar os textos para publicação nos anais do evento;
  • • A partir das avaliações dos(as) pareceristas, a Comissão Científica pode também sugerir a mudança do modo de apresentação indicado pelos(as) autores(as) (pôster e comunicação oral). Nestes casos, os autores/as serão consultados/as para indicarem concordância ou não com a mudança.
  • As avaliações serão feitas pelos membros da Comissão Científica em formulários de avaliação padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, que serão encaminhados aos(às) autores(as) em caso de aceite condicional, necessidade de correções ou não aprovação;
  • Importante: Serão publicados nos anais do congresso os resumos que sigam as normas de submissão e que forem efetivamente apresentados durante o congresso.
  • Diferentes avaliações serão realizadas para as pesquisas teórico-empíricas, ensaios teóricos e relatos de experiência. Ressalta-se que estudos bibliométricos são considerados pesquisas teórico-empíricas. 

2.5.1 Critérios de Avaliação

As seguintes dimensões do trabalho serão avaliadas, considerando a sua adequação (apresentam-se os pesos que recaem sobre cada uma das dimensões do trabalho, para efeito de classificação dos estudos submetidos ao evento). 

Pesquisas teórico-empíricas

Escala: totalmente inadequado (0); parcialmente adequado (1); totalmente adequado (2).

Critérios de avaliação:  

  • Clareza na descrição do objetivo delineado para o estudo.
  • Técnica de amostragem/seleção de respondentes/casos para estudo, se houver.
  • Técnica de coleta de dados utilizada (ex: questionário aplicado online, entrevista em profundidade, notas de campo, análise de websites, etc, se houver).
  • Técnica de análise de dados utilizada.
  • Clareza na apresentação dos resultados.
  • Entendimento do contexto em que o estudo se insere, a partir da introdução apresentada.
  • Implicação teórica dos resultados (pelo menos uma clara implicação). Por implicação teórica, entende-se uma verificação, contraposição ou avanço na teoria já existente.
  • Implicação prática dos resultados (pelo menos uma clara implicação). Por implicação prática, entende-se como sendo sugestão de como um(a) gestor(a) pode utilizar o conhecimento obtido no estudo para operacionalizar uma variável qualquer em uma situação inspirada na realidade da prática da gestão, com uma declaração explícita, e não genérica, de ação. 

Ensaios teóricos 

Escala: totalmente inadequado (0); parcialmente adequado (1); totalmente adequado (2).

Critérios de avaliação:

  • Entendimento do contexto em que o estudo se insere, a partir da introdução apresentada.
  • Clareza na descrição do objetivo delineado para o estudo.
  • Base teórica utilizada para a construção do ensaio.
  • Avanço na teoria e prática observados a partir dos resultados e reflexões do ensaio.

Relatos de experiência

Escala: totalmente inadequado (0); parcialmente adequado (1); totalmente adequado (2).

Critérios de avaliação:

  • Entendimento do contexto em que o estudo se insere, a partir da introdução apresentada.
  • Clareza na descrição do objetivo delineado para o estudo.
  • Clareza na apresentação das implicações práticas e teóricas. 

Contato

E-mail: secretaria@abragesp.org.br