Diretrizes para autores

11º CBGE > Diretrizes para autores

Diretrizes para autores


Os autores poderão enviar para avaliação textos em formato de RESUMO, que poderão ser apresentados durante o evento no formato de PÔSTER, PITCH (somente de maneira remota) ou COMUNICAÇÃO ORAL (somente de maneira presencial).

Os trabalhos deverão ser submetidos até às 23h59m do dia 14/12/2020.

Os trabalhos devem ser originais e inéditos, não sendo recomendado textos que já foram publicados em periódicos e apresentados em outros eventos científicos. Serão aceitas submissões de resumos de Pesquisas em Andamento, Pesquisas Concluídas, Relatos de Experiência Profissional e Oportunidade de Negócio (Pitch). Pesquisas em Andamento são projetos de pesquisa que até SUBMISSÃO ao Congresso não possuam resultados, sendo estes trabalhos serão OBRIGATORIAMENTE apresentados em formato Pôster. É sugerido para Pesquisas em Andamento que os autores apresentem no Congresso resultados preliminares.

O formato PITCH se trata de uma apresentação sumária com objetivo de despertar o interesse da outra parte pelo seu negócio, projeto de pesquisa, ou relato de experiência. Assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas.

Os resumos que forem aprovados poderão ser indicados para fast track de publicação na Revista de Gestão e Negócios do Esporte (RGNE) ISSN: 2448-3052 ou Podium Sport, Leisure and Tourism Review ISSN: 2316-932X ou Revista Intercontinental de Gestão Desportiva (RIGD) ISSN: 2237-3373. Essas revistas formalizaram parceria com a Associação Brasileira de Gestão do Esporte. RECOMENDA-SE que os autores interessados nesta indicação desenvolvam os trabalhos em formato de artigo completo o quanto antes e estejam atentos às normas dos periódicos.

Os trabalhos aprovados e APRESENTADOS (condição obrigatória) no evento, seja no formato remoto ou presencial, serão publicados nos Anais oficiais, com título apropriado e ISSN: 2594-505X. Nos anais, não haverá distinção se o trabalho foi apresentado de maneira remota ou presencial. Autores com trabalhos aprovados, mas que por algum motivo e justificativa plausível, não puderam realizar a apresentação durante o evento devem entrar em contato com a organização.

Serão aceitos para avaliação RESUMOS que tenham como foco as diversas sub-áreas relacionadas com a Gestão do Esporte:

  • Gestão de Eventos Esportivos;
  • Gestão de Instalações Esportivas;
  • Formação Profissional na Gestão do Esporte;
  • Ensino da Gestão do Esporte;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Legislação e Ética;
  • Marketing Esportivo;
  • Mídia e Comunicação do Esporte;
  • Políticas Públicas do Esporte;
  • Estratégia, Governança e Responsabilidade Social Corporativa;
  • Economia e Finanças na Gestão do Esporte;
  • Métodos de Pesquisa em Gestão do Esporte;
  • Inovação, Tecnologia e Gestão do Esporte 
  • Outros temas ligados à Gestão do Esporte.

 Cada autor poderá constar como primeiro autor em no máximo 2 trabalhos, independente das sub-áreas citadas acima. Como co-autor a quantidade de participação é livre, entretanto cada autor poderá ser o apresentador de no máximo 3 trabalhos de Comunicação Oral.

É obrigatória a inscrição no Congresso de pelo menos um autor e a presença do mesmo no momento da Apresentação do trabalho, seja esta apresentação remota ou presencial.

Será permitido o máximo de 5 (CINCO) autores para cada trabalho submetido.

Os trabalhos deverão ser submetidos até às 23h59m do dia 14/12/2020.

Divulgação dos trabalhos aprovados dia 15/01/2021

Política de Avaliação

  • A Comissão Científica do CBGE tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as publicações científicas;
  • Os resumos serão encaminhados a pareceristas em sistema de blind review;
  • A partir das avaliações dos pareceristas, a Comissão Científica pode decidir ou não pela aprovação dos trabalhos e também sobre a mudança do modo de apresentação sugerido pelos autores (pôster, pitch e comunicação oral), assim como sugerir eventuais ajustes de modo a adequar os textos para publicação nos anais do evento;
  • As avaliações serão feitas pelos membros da Comissão Científica em formulários de avaliação padronizados, havendo espaço para comentários personalizados, que serão encaminhados aos autores em caso de aceite condicional, necessidade de correções ou não aprovação;
  • Importante: Serão publicados nos anais do congresso os resumos que sigam as normas de submissão e que forem efetivamente apresentados durante o congresso, seja de forma remota ou presencial.

 Diretrizes Gerais para submissão de RESUMOS

  • IMPORTANTE: os autores devem ter atenção, formatos PÔSTER e PITCH somente serão apresentados de maneira remota. Formato COMUNICAÇÃO ORAL somente será apresentado de maneira presencial.
  • Os resumos deverão ser submetidos através de plataforma online específica (“Enviar resumo do trabalho”).
  • A formatação do resumo deve obrigatoriamente seguir as orientações destas diretrizes. 
  • Em caso de erros, sejam de formatação ou em termos de linguagem, o resumo poderá ser reprovado;
  • Citações e referências bibliográficas devem ser de acordo com as normas da American Psychological Association (APA), 6ª edição;
  • Os textos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês.

 As submissões devem conter a seguinte Estrutura:

RESUMO TRABALHO CIENTÍFICO

  • Título do trabalho;
  • Palavras-chave: no máximo 5, divididas por ponto vírgula;
  • Sub-área do trabalho;
  • Tipo de trabalho: pesquisa em andamento ou pesquisa concluída;
  • Indicação para tipo de apresentação no evento: Pôster, Pitch ou Comunicação Oral;
  • Texto do Resumo em um único parágrafo, devendo possuir de 600 a 900 palavras, devendo conter em negrito no decorrer do texto os seguintes tópicos:
    • Introdução (contendo fundamentação teórica);
    • Objetivo(s);
    • Métodos e Análise de Dados;
    • Resultados e Discussão;
    • Conclusões ou Considerações Finais;
    • Implicações teóricas e práticas;
  • Referências bibliográficas (Formato APA e que tenham sido citadas durante o texto);
  • O resumo não deve conter figuras, tabelas ou quadros, que, todavia, poderão ser apresentados durante o evento.

 RESUMO RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

  • Título do trabalho em negrito e centralizado (com a primeira palavra inicial em maiúscula e demais em minúscula, exceto em nomes próprios);
  • Palavras-chave: no máximo 5, divididas por ponto vírgula;
  • Sub-área do trabalho;
  • Tipo de pesquisa: Relato de Experiência Profissional;
  • Indicação para tipo de apresentação no evento: Pôster, Pitch ou Comunicação Oral;
  • Texto do Resumo em um único parágrafo possuindo de 600 a 900 palavras. Recomendação de seções a integrar o resumo:
    • Apresentação da problemática (podendo conter fundamentação teórica e contexto institucional);
    • Objetivos; 
    • Descrição da implementação;
    • Resultados e Reflexões (relação com a teoria, se houver);
    • Conclusão;
  • Referências (se aplicável).

RESUMO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO (PITCH)

    • Título;
    • Palavras-chave: no máximo 5, divididas por ponto vírgula;
    • Sub-área;
    • Tipo de Negócio;
    • Indicação para tipo de apresentação no evento: Pôster, Pitch ou Comunicação Oral;
    • Texto em um único parágrafo, devendo possuir de 600 a 900 palavras, devendo conter em negrito no decorrer do texto os seguintes tópicos:
      • Qual é a oportunidade?
      • O Mercado/Objeto que irá atuar
      • Qual é a sua proposta?
      • Seus diferenciais
      • O que está buscando?
    • Referências bibliográficas (Formato APA e que tenham sido citadas durante o texto);
    • O resumo não deve conter figuras, tabelas ou quadros, que, todavia, poderão ser apresentados durante o evento.

 

Dúvidas?

Nos envie um e-mail: cientifico@abragesp.org.br