O evento

12º CBGE > O evento

A Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) é uma associação técnico-científica e sem fins lucrativos, que possui como missão o incentivo à produção e estímulo à disseminação de conhecimento na área da Gestão do Esporte no Brasil.

A gênese deste movimento, que busca a união de profissionais, estudantes, pesquisadores e docentes da área de Gestão do Esporte no Brasil, se deu durante o Congresso de Gestão Esportiva, realizado em 28 à 30 de outubro de 2005 na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, considerado posteriormente como 1º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte.

Assim, uma de nossas principais ações é a realização do Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, que já teve como parceiros em suas edições:

  • 1º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2005, São Paulo, EEFE-USP.
  • 2º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2007, Florianópolis, Unisul.
  • 3º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (Congresso Internacional de Gestão do Esporte e do Lazer), 2009, São Paulo, EEFE-USP e SESC-SP.
  • 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (1º Congresso Internacional de Gestão do Esporte), 2011, Brasília, UnB. 
  • 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (2º Congresso Internacional de Gestão do Esporte), 2013, Recife, UFPE.
  • 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (3º Congresso Internacional de Gestão do Esporte), 2015, Rio de Janeiro, UERJ.
  • 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (2ª Conferência Internacional de Gestão do Esporte), 2016, Palhoça, Unisul. 
  • 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba, UTFPR.
  • 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2018, Fortaleza, IFCE.
  • 10º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2019, São Paulo, EEFE-USP.
  • 11º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2020/21, Juiz de Fora, FAEFID-UFJF.

Em 2021, a Abragesp, juntamente com a Universidade Feevale através de suas unidades acadêmicas Escola Superior de Educação Física da Feevale (ESEF – FEEVALE) e Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social (PPG – FEEVALE), além do apoio da e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e sua Escola Superior de Educação Física da UFPel (ESEF – UFPel) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), organizarão o 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE), a ser realizado de forma remota entre os dias 23 à 27 de Novembro de 2021. 

O 12º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte reunirá grandes nomes nacionais e internacionais do meio acadêmico e também contará com a participação de profissionais atuantes no mercado esportivo brasileiro, proporcionando assim um debate de qualidade sobre a gestão do esporte no Brasil em seus âmbitos acadêmico e profissional.

Convidamos a todos os pesquisadores, docentes e estudantes de Educação Física, Esporte, Gestão do Esporte e do Lazer, Administração, Economia, Relações Internacionais, Marketing e áreas afins; dirigentes, consultores, assessores, investidores das diferentes organizações esportivas brasileiras e internacionais, além de outros profissionais da Indústria do Esporte, para participar do nosso evento

Pretende-se durante o 12º CBGE a intersecção de estudos relacionados com o Programa de Diversidade Cultural e Inclusão Social (e respectivas linhas de pesquisa) com o Esporte e sua Gestão, principalmente no que tange sua Acessibilidade, Instalações Esportivas, Esporte Paralímpico, Políticas Públicas, dentre outros temas.

12º CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DO ESPORTE

Presidente: Marcelo Curth de Oliveira

Vice-Presidente: Leandro Carlos Mazzei

Secretário Geral: Ivan Furegato Moraes

Apoio Técnico:

  • Ary José Rocco Júnior
  • Eduardo Merino
  • Lucas Reis
  • Ricardo Lima

Comissão Científica

  • Presidentes: Gustavo Roese Sanfelice 
  • Cacilda Mendes dos Santos Amaral
  • Vice-Presidente: Giselle Helena Tavares

Avaliadores:

Ana Paula Bonin Maoski

Anderson Gurgel

Ary José Rocco Júnior

Cacilda Mendes dos Santos Amaral

Carlos Augusto Mulatinho Pedroso

Daniel Marangon D. Teixeira

Davi Rodrigues Poit

Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara

Eduardo Merino

Emmanuel Alves Carneiro

Fabiana de Figueiredo Ribeiro

Flávia da Cunha Bastos

Giselle Helena Tavares 

Gustavo Roese Sanfelice 

Heglison Custódio Toledo 

Ivan Furegato Moraes 

Jacinta Sidegum Renner 

Jose Carlos Marques

Kleber Augusto Ribeiro

Leandro Carlos Mazzei

Luis Eurico Kerber 

Magale Konrath 

Marcelo Curth De Oliveira

Nicolas Caballero Lois

Pedro Lucas Leite Parolini

Philipe Rocha de Camargo

Ricardo Ruffoni