DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
1 INFORMAÇÕES GERAIS
Todos os trabalhos serão apresentados de forma PRESENCIAL.
Cada autor(a) poderá ser apresentador(a) de no máximo 2 trabalhos, independentemente do formato. A inscrição do(a) primeiro(a) autor(a) e do(a) apresentador(a) do trabalho (caso sejam pessoas diferentes) no evento é obrigatória.
Não será possível a substituição do(a) apresentador(a), a não ser que o(a) novo(a) apresentador(a) também tenha se inscrito no evento/congresso e não possua mais que 2 apresentações no total.
Não haverá devolução ou transferência de inscrições.
2 COMUNICAÇÃO ORAL
Após selecionado e classificado pela Comissão Científica, o trabalho será exposto em apresentação oral no horário e local da Sessão de Comunicação a ser divulgado em momento oportuno pela Comissão Científica.
2.1 Diretrizes Gerais
– Data e horário serão comunicados pela organização do Congresso com a devida antecedência. Alterações poderão ser solicitadas até 1 semana após a divulgação das datas de apresentação.
– Autores(as) com mais de uma comunicação oral preferencialmente serão alocados para apresentar em dias diferentes (sexta-feira e sábado) para evitar conflito de horário.
– Cada sessão de Comunicação Oral terá um(a) coordenador(a), cuja função é apresentar os(as) autores(as), controlar o tempo de apresentação e organizar a discussão dos trabalhos.
– Solicita-se que os(as) apresentadores(as) compareçam na respectiva sala com pelo menos quinze minutos de antecedência do início da sessão.
2.2 Apresentação
– Cada trabalho será apresentado em no máximo 15 minutos. Serão considerados 5 minutos adicionais para perguntas e esclarecimentos sobre o trabalho.
– A apresentação deverá ser preparada em dois formatos: PowerPoint (*.ppt ou *.pptx) e PDF (para o caso da apresentação “desconfigurar” no computador cedido pela organização do evento).
– Sugere-se que a apresentação tenha no máximo 20 slides.
– Solicita-se que os(as) autores(as) tragam as apresentações em um dispositivo USB. Sugere-se que, como forma de backup, as apresentações tenham acesso através do e-mail do(a) apresentador(a) do trabalho.
– No conteúdo da apresentação devem estar especificados:
- Título do trabalho;
- Nome, vínculo institucional e e-mail dos(as) autores(as) do trabalho;
- O material exposto na Apresentação Oral deve possuir a mesma estrutura indicada no resumo, conforme o tipo de trabalho.
- O template de apresentação é livre.
– Para a elaboração da apresentação, sugere-se:
- Títulos: fonte no tamanho 40pts em negrito;
- Subtítulos: fonte no tamanho 36pts em negrito;
- Texto escrito: fonte de 20 a 24pts.
3 PÔSTER
O pôster é um meio de comunicação visual e fonte de informação do trabalho que, após selecionado e classificado pela Comissão Científica, será exposto e complementado por apresentação no local e horário de exposição indicado.
3.1 Diretrizes
– Data e horário serão comunicados pela organização do Congresso com a devida antecedência e o(a) apresentador(a) deverá permanecer junto ao pôster durante toda a sessão.
– Autores(as) com 2 pôsteres os terão alocados em conjunto, independente das temáticas dos trabalhos.
3.2 Pôster
– As seguintes medidas devem ser observadas na confecção do pôster:
Largura: 90cm
Altura: 120cm
*O pôster deve possuir cordão para fixação no local da apresentação.
– No conteúdo do Pôster devem estar especificados:
- Título do trabalho;
- Nome, vínculo institucional e e-mail dos(as) autores(as) do trabalho;
- O material exposto no pôster deve possuir a mesma estrutura indicada no resumo, conforme o tipo de trabalho.
- O template do pôster é livre.
– Para a elaboração do pôster, sugere-se:
- Títulos: fonte no tamanho 72pts em negrito;
- Subtítulos: fonte no tamanho 32pts em negrito;
- Texto escrito: fonte no tamanho 30pts.